Prêmio Rádio MEC 100 anos abre inscrição para artistas

Serão 12 prêmios em 4 categorias

Publicado em 27/04/2023 - 12:55 Por Solimar Luz - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A partir desta quinta-feira, cantores, instrumentistas e compositores do todo o Brasil podem inscrever suas composições para o Prêmio Rádio MEC 100 anos.

Ao todo, 12 prêmios serão distribuídos em quatro categorias: Música Clássica, Música Instrumental, Música Infantil e Música Popular. De cada uma sairá a melhor composição, o melhor intérprete e a vencedora no voto popular.

O prazo de inscrição, que começa a partir das três da tarde, vai até o dia 12 de junho, no site oficial do festival: premio.ebc.com.br. Os participantes podem inscrever até duas músicas por categoria. 

Quem tiver menos de 18 anos de idade deve apresentar, no momento da inscrição, uma autorização assinada pelo responsável legal, com firma reconhecida em cartório.

A premiação dos vencedores, que serão definidos por um júri técnico e voto popular, acontecerá aqui no Rio de Janeiro, no dia 25 de setembro, Dia Nacional do Rádio.

Este ano, a edição especial do tradicional Festival de Música da Rádio MEC celebra o centenário da emissora criada em 1923. Idealizada por Roquette-Pinto, a primeira emissora de rádio, em atividade no país, nasceu em torno de um ideal: democratizar a informação. 

E, ao completar 100 anos, em meio aos avanços tecnológicos, a Rádio MEC cumpre seu papel de estar ao lado do ouvinte, sempre atenta aos interesses e necessidades do cidadão. Com uma programação educativa e cultural diversificada e plural, está alinhada aos princípios da comunicação pública, assegurada pela Constituição Federal.

Para ouvir, basta procurar no dial 800 da AM e 99,3 da FM, no Rio de Janeiro, e em 87,1 na FM em Belo Horizonte e Brasília. A transmissão ao vivo também é feita pelo site radios.ebc.com.br e os conteúdos podem ser encontrados ainda nas principais plataformas digitais.// 

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo