Fiéis montam tapete de sal em gramado da Esplanada dos Ministérios

Publicado em 08/06/2023 - 11:44 Por Glauco de Queiroz - Repórter da TV Brasil - Brasília

O sol mal havia nascido nesta quinta-feira (8) e voluntários, a maioria jovens, já tinham começado a confecção do tradicional tapete de Corpus Christi. Ele tem 130 metros de comprimento e 4 de largura e é montado no gramado central da Esplanada dos Ministérios, em frente à catedral de Brasília.

Os desenhos, com temas religiosos, são feitos de serragem, borra de café, sal e outros materiais. Pelo tapete, vai passar a procissão, logo após a missa, marcada para às 17h e que será celebrada pelo arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa.

A procissão contorna o quadrilátero da Esplanada em frente à Catedral. Os fiéis seguem o santíssimo sacramento, levado no papamóvel, que foi usado na visita de João Paulo II a Brasília.

Antes da missa, será possível conversar com padres que estarão disponíveis para atender os fiéis em tendas montadas atrás do palco principal do evento. Os ensaios dos cantos da celebração poderão ser acompanhados a partir das 16h.

Haverá modificações no trânsito nas imediações. Durante a procissão, as vias da Esplanada serão fechadas na altura da Catedral. Antes e depois da procissão, três faixas apenas estarão liberadas para os veículos ao longo do dia.

O transporte público ganhou um reforço nas linhas que têm como destino a Rodoviária do Plano Piloto, de meio-dia até as 21h.
 

Edição: TV Brasil/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo