O Prêmio Pontos de Memória 2023 vai distribuir R$ 1,6 milhão para projetos de preservação de histórias locais e de grupos sociais. A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e vai distribuir 40 prêmios de R$ 40 mil. As inscrições começam no dia 20 de junho e vão até 7 de agosto.
O prêmio é voltado para entidades e coletivos culturais que fazem a identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio histórico de grupos, povos e comunidades.
Foram quase dez anos sem um edital do prêmio. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou a importância da preservação das histórias do passado e do presente.
Para participar do Prêmio Pontos de Memória 2023 - Edição Helena Quadros, as entidades devem estar certificadas no Ibram até o dia 20 de julho. Para fazer isso, basta visitar a página gov.br/museus.
O prêmio se chama Helena Quadros em homenagem à educadora paraense que morreu em 2021 de covid-19. Ela fundou o Ponto de Memória da Terra Firme, em Belém, no Pará, um dos pioneiros do Brasil.