Ibram vai premiar projetos de preservação de histórias locais

Publicado em 17/06/2023 - 08:20 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Prêmio Pontos de Memória 2023 vai distribuir R$ 1,6 milhão para projetos de preservação de histórias locais e de grupos sociais. A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e vai distribuir 40 prêmios de R$ 40 mil. As inscrições começam no dia 20 de junho e vão até 7 de agosto. 

O prêmio é voltado para entidades e coletivos culturais que fazem a identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio histórico de grupos, povos e comunidades. 

Foram quase dez anos sem um edital do prêmio. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou a importância da preservação das histórias do passado e do presente. 

Para participar do Prêmio Pontos de Memória 2023 - Edição Helena Quadros, as entidades devem estar certificadas no Ibram até o dia 20 de julho. Para fazer isso, basta visitar a página gov.br/museus

O prêmio se chama Helena Quadros em homenagem à educadora paraense que morreu em 2021 de covid-19. Ela fundou o Ponto de Memória da Terra Firme, em Belém, no Pará, um dos pioneiros do Brasil. 

Edição: Raquel Mariano/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas, pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam pelo direito de escolha na hora do parto e pelo direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo