Um dos maiores festivais de cinema do Brasil começa nesta quinta-feira. É o Festival do Rio, que comemora 25 anos de existência neste ano. A programação tem mais de 200 filmes, nacionais e internacionais. Entre as películas que o público poderá ver em primeira mão, há várias premiadas em festivais internacionais e cotadas ao Oscar.
A noite de estreia terá pela primeira vez uma animação: Atiraram no Pianista.
Noventa filmes brasileiros participam da Premiere Brasil, a mostra competitiva de curtas e longas inéditos. O Festival também tem uma programação gratuita, com sessões na Praia de Copacabana, Centro Cultural da Justiça Federal, Instituto Benjamin Constant, Caixa Cultural e Cine Odeon.
O encerramento será no dia 14, com o filme brasileiro “Sequestro do Voo 375” e a co-produção ítalo-americana “Priscila”.
O filme Priscila mostra um lado menos conhecido de Elvis Presley, pelo olhar de Priscilla, que foi casada com ele. A obra retrata aspectos como amor, fantasia e fama. Já Sequestro do Voo 375 fala de Nonato, que se rebela contra um Brasil em crise na década de 80 e planeja um atentado ao Palácio do Planalto. O longa é baseado em uma história real.
O público pode assistir a filmes do Festival do Rio até o dia 19 deste mês. O longa “ Tarsilinha” fecha a programação.
O filme é inspirado na obra da pintora brasileira Tarsila do Amaral e conta a história de Tarsilinha, uma menina de 8 anos que tenta recuperar memórias roubadas de sua mãe.
A programação completa pode ser conferida no site: festivaldorio.com.br