História Hoje: como é a celebração de Dia dos Mortos no México?

Publicado em 02/11/2023 - 06:00 Por História Hoje - Brasília

Muitas cores marcam o Dia dos Mortos no México, como uma forma de honrar a memória daqueles que já se foram deste mundo. De acordo com a tradição, nos dias 1° e 2 de novembro, os entes queridos retornam para festejar e comer com seus familiares e amigos. 

As celebrações começam dias antes. O dia 28 de outubro é dedicado aos que morreram de forma trágica ou vitimados por atos de violência. Nos dias 30 e 31, são lembrados os infantes que não foram batizados.

Primeiro de novembro é Dia de Todos os Santos segundo a tradição católica e, neste dia, os mexicanos prestam homenagens às crianças falecidas. E 2 de novembro que é o Dia dos Mortos ou Dia dos Fiéis Defuntos é de lembranças daqueles que morreram adultos.  

As festividades remetem ao período pré-colonial em que povos nativos faziam rituais para os antepassados com alimentos, flores e danças.  Além disso, o final de outubro e início de novembro coincide com a colheita do milho, que é tão presente na gastronomia mexicana. 

Desde 2003, essas festividades mexicanas são consideradas Patrimônio Imaterial da Humanidade. E existem algumas variações dependendo da região onde o Dia dos Mortos é celebrado. Mas, alguns itens costumam estar presentes no altar dos mortos.

Uma foto do ente querido é colocada sob o altar junto com as velas que representam a luz que guia as almas. Um copo com água é oferecido para saciar a sede de quem está voltando. Para que o espírito não se corrompa entre os vivos, é usado sal. Também não podem faltar flores como as calêndulas que atraem as almas até as oferendas. E ainda o pão dos mortos, que representa o ciclo da vida. Outros elementos como a fruta e as comidas preferidas do falecido também são servidas.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje:

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jaílton Sodré

Apresentação: José Carlos Andrade

Edição: Paula Castro

Publicação Web: Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Unesco: países precisam criar leis para garantir a equidade

Terminou nesta sexta-feira (1) a terceira edição do Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação. Durante três dias, ministros de 15 países estiveram reunidos em São Paulo para discutir agendas pela igualdade racial e de gênero.

Baixar arquivo
Política

Governo federal deve reconhecer situação de emergência em Maceió

Esse reconhecimento vai agilizar o acesso da capital de Alagoas a recursos federais para lidar com a emergência causada pela mineração na cidade, que vem afundando bairros.

Baixar arquivo
Geral

Mortes violentas na Amazônia são 45% mais altas que média nacional

No ano passado, o Brasil registrou cerca de 23 mortes violentas intencionais para cada grupo de 100 mil habitantes. Na região da Amazônia Legal, foram quase 34 mortes para cada por 100 mil. Uma taxa 45% mais alta.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça manda incluir indígenas em cálculos sobre danos de Brumadinho

A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União para mudar a sentença de primeira instância.

Baixar arquivo
Geral

Empresas de telefonia têm prazo para impedir fraudes com o 0800

A Anatel percebeu que criminosos fazem contratos com as operadoras pra usar o 0800 em golpes. Para inibir essas fraudes, a agência fez uma série de recomendações às empresas de telefonia, como a suspensão imediata da venda de novos 0800 e o controle da oferta do serviço.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo lança Plano de Transformação Ecológica durante COP 28

O plano está estruturado nos seguintes eixos: financiamento sustentável, desenvolvimento tecnológico, bioeconomia, transição energética, economia circular.  infraestrutura e adaptação às mudanças do clima.

Baixar arquivo