Virada Cultural começa hoje em Fortaleza com mais de 100 atrações

Diversidade de ritmos é um dos destaques da programação

Publicado em 08/12/2023 - 12:02 Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - São Luís

O Centro Cultural Banco do Nordeste, que fica no centro de Fortaleza, inicia nesta sexta-feira (8) a Virada Cultural do Centro 2023. É uma programação diversa e gratuita, com mais de 100 atrações, envolvendo shows, peças de teatro, oficinas, dança, seminários, mesas temáticas, exposições e atividades voltadas para o público infantil.

Além do próprio Centro Cultural Banco do Nordeste, outros espaços de Fortaleza recebem a programação da Virada, como o Passeio Público, o Polo Cultural Raimundo dos Queijos, o Centro Cultural Dragão do Mar, Beco do Tambor da Praça dos Leões.

Também há atividades no município de Paracuru, localizado a 84 km de Fortaleza,  com a edição especial do projeto Praia da Música Cearense.

Os vários palcos montados durante a Virada Cultural vão receber artistas dos mais diferentes ritmos, indo desde o regionalismo do pastoril, passando pelo rock, jazz, ritmos afros, reggae, até a urbanidade do hip hop.

Também está na programação uma dezena de shows homenageando ou referenciando figuras que contribuíram para a construção da musicalidade nordestina: o maranhenses Papete e o maestro Luiz Assunção; o baiano Xangai; a maestrina, cantora e compositora cearense Izaíra Silvino; o também cearense Chico Pio; o produtor musical e cantor pernambucano Heberth Azzul; entre outros.

A Virada Cultural segue até o dia 16 de dezembro. Toda a programação, horários e como participar de todos os eventos estão disponíveis no Instagram do Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza e também no site do BNB.

Edição: Nádia Faggiani/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

Confira os destaques dos campeonatos estaduais de futebol pelo país

Pela Copa Ouro de Futebol, a Seleção Brasileira venceu mais uma. Desta vez faturou a Colômbia por 1 gol a 0. Quinta-feira a seleção canarinho vai encarar o Panamá, 00h15, horário de Brasília. 

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 45 mil casos de covid-19 entre 11/02 e 17/02

Quase 200 pessoas morreram por causa da doença este ano, de acordo com o Ministério da Saúde. A recomendação é manter a vacinação em dia e usar máscaras, sobretudo quem faz parte dos grupos de risco

Baixar arquivo
Internacional

Guterres afirma que falta de ação enfraquece Conselho de Segurança

O secretário-geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, falou na abertura da sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra. Ele lembrou que o Conselho de Segurança vive um impasse tendo sido incapaz de agir nas questões de paz e segurança mais significativas do nosso tempo.

Baixar arquivo
Economia

Dívida Pública diminui em janeiro em relação a dezembro de 2023

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (26) pelo Tesouro Nacional, ligado Ministério da Fazenda. A Dívida Pública Federal ficou em R$ 6,450 trilhões, incluídos os débitos do governo no Brasil e no exterior.

Baixar arquivo
Política

PF deve incluir trechos de discurso de Bolsonaro em investigação

Em ato na Paulista, o ex-presidente admitiu a existência de uma minuta de texto que daria sustentação ao golpe de estado, com a decretação de estado de sítio, prisão de parlamentares e de ministros do Supremo Tribunal Federal

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Acre decreta situação de emergência por causa de enchentes

A elevação dos níveis dos rios e igarapés provocou as inundações na região. Na capital, o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento e chegou a 15,92 metros. 

Baixar arquivo