Baianos e turistas se despedem do Carnaval 2024 atrás do arrastão

Publicado em 14/02/2024 - 23:03 Por Joana Côrtes - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O carnaval de Salvador só acaba na Quarta-Feira de Cinzas, com o tradicional arrastão de blocos. Criado pelo músico Carlinhos Brown, o arrastão acontece em Salvador desde 1995.
Este ano a concentração dos trios aconteceu logo pela manhã. O desfile saiu da Barra e seguiu até Ondina, com os trios de Bell Marques, Léo Santana e Danniel Vieira. Durante a tarde, Carlinhos Brown encerrou a festa com o axé dos seus convidados deste ano: Ilê Ayê, Olodum e os Zárabes.

São quase trinta anos que baianos e turistas se reúnem para celebrar o fechamento da folia depois dos seis dias oficiais da festa na capital baiana. Sem blocos com cordas, o arrastão é dedicado a trabalhadores que estiveram de serviço durante os dias de festa.

A prefeitura de Salvador calcula que este ano 11 milhões de pessoas brincaram carnaval durante os seis dias de folia na cidade.

Nascida no bairro de Engenho Velho de Brotas, a engenheira Andressa Santana pula carnaval baiano há 40 anos. Este ano, ela brincou quatro dos seis dias. Ela conta um pouco pra gente como foi a emoção de seguir o ritmo intenso da folia soteropolitana.

Para a arquiteta Isla Nunes, que saiu de Aracaju pra curtir o primeiro carnaval em Salvador, valeu a pena esperar 27 anos para este momento. Isla viu de tudo um pouco: Baiana System, Olodum, Silvano Salles, Xandy, Ludmilla, Léo Santana, Orquestra Rumpilezz

A sergipana também estava lá quando os primeiros tambores do Ilê Ayê tocaram para anunciar a abertura do cortejo no sábado de carnaval, na sede do Barro Preto, no Curuzu. Este ano, o bloco mais negro da cidade celebra 50 anos de história do perfil azeviche

Quem brinca carnaval em salvador já sabe: só não vai atrás do trio elétrico ou no arrastão dos blocos de rua da Quarta-Feira de Cinzas, quem não tem pique ou fôlego pra acompanhar o axé frenético do povo baiano.

Edição: Jacson Segundo / Pollyane Marques

Últimas notícias
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extraordinários

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo