logo Radioagência Nacional
Cultura

Museu Nacional do Rio reabre parcialmente sete anos após incêndio

Foram restaurados 75% das fachadas e 80% dos telhados
Baixar
Cristiane Ribeiro - da Rádio Nacional
01/07/2025 - 10:35
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 30/06/2025 – O meteorito do Bengedó está na exposição temporária “Entre Gigantes: uma experiência no Museu Nacional”, que abre ao público o palácio pela primeira vez após o incêndio de 2018. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Destruído por um grande incêndio há quase sete anos e ainda passando por obras de restauro, o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, reabre parcialmente ao público nesta quarta-feira, 2. A programação é a exposição temporária Entre Gigantes: uma Experiência no Museu Nacional, que vai até o dia 31 de agosto. A entrada é gratuita, mas o visitante deve retirar o ingresso na plataforma Sympla.

O meteorito Bendegó, que faz parte do acervo do museu há 137 anos e que tornou um símbolo da resistência da instituição, após a tragédia, em setembro de 2018, poderá ser visto novamente. Assim como o esqueleto de uma baleia cachalote com quase 16 metros de comprimento, recém-adquirido pelo museu.

Em outra sala está a história do museu e a reconstrução do palácio bicentenário, com detalhes da arquitetura do prédio e das obras de restauro, além da exposição de duas esculturas de mármore de Carrara que também resistiram ao fogo.

A busca por financiamento para finalizar as obras do palácio histórico continua. O orçamento total é de R$ 516,8 milhões. E, R$ 347,2 milhões já foram captados com entes públicos e empresas privadas.

Até o momento, foram concluídas as restaurações de 75% das fachadas e 80% dos telhados, com a preservação das características originais do palácio, que foi residência da família real brasileira, antes de abrigar o museu.

x