CPI apura mortes de jovens negros no Complexo do Alemão

Publicado em 04/05/2015 - 08:05 Por Danyele Soares - Brasília

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Violência contra Jovens Negros e Pobres da Câmara dos Deputados se reúne hoje no Rio de Janeiro para investigar as mortes de moradores baleados em confrontos no complexo da favelas do Alemão. Na próxima semana, os parlamentares vão a Salvador para apurar casos como o da comunidade de Cabula, onde 12 jovens foram assassinados em uma ação da Polícia Militar em fevereiro.

 

O presidente da CPI, deputado Reginaldo Lopes, do PT de Minas Gerais, destaca dados do Mapa da Violência 2014, que informa que das 56 mil vítimas de homicídio no país, 30 mil eram jovens e desses, 77% eram negros. Como uma das formas de resolver o problema, ele defende um plano nacional sobre o tema.

 

Na última audiência pública da CPI, movimentos sociais e familiares participaram do encontro e relataram casos de violência. Hamilton Borges, da campanha “Reaja ou será morta, reaja ou será morto”, que nasceu na Bahia, afirma que o racismo está impregnado na sociedade brasileira e o problema só será resolvido com articulação popular. Ele também afirma que as mortes não são investigadas.

 

Mas a polícia rebate. De acordo com o porta-voz da Polícia Militar da Bahia, capitão Bruno Ramos, todos os casos são apurados e se forem comprovadas ilegalidades, os policias serão punidos e até expulsos.

 

 

Os deputados da CPI também devem ir a São Paulo para investigar a morte de 8 integrantes da torcida do Corinthians Pavilhão 9, que aconteceu no último dia 19.

Últimas notícias
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo