Brasil participará de campanha contra tráfico de seres humanos

Publicado em 25/07/2015 - 18:20 Por Ariane Póvoa - Brasília

De 27 a 31 de julho, os estados brasileiros se mobilizam pelo enfrentamento ao tráfico de seres humanos.

 

A ação faz parte da Campanha internacional Coração Azul, lançada em 2013 pelo Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime.

 

A ONU instituiu 30 de julho como o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.


No Brasil, a iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça, e tem a participação de vários órgãos públicos e não-governamentais.


Durante a semana de mobilização, o governo do Amazonas vai realizar uma série de atividades socioeducativas para conscientizar a população sobre o tema.


A abertura oficial da programação vai ser na terça-feira (28), às 14hs00min, no auditório da OAB, na zona centro-sul de Manaus.


Segundo a Sejusc – Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas – o tráfico de pessoas é um crime que pode ter vários fins, como exploração sexual, retirada de órgãos, adoção ilegal, casamento servil, trabalho escravo e infantil.

 

De acordo com a secretária da Pasta, Graça Prole, as atividades vão abordar todos esses aspectos. Ela conta como a população pode participar: “Os eventos serão abertos. Nós estamos articulados com a Polícia Rodoviária Federal, que vai nos ajudar na abordagem, a Polícia Federal, o Ministério Público do Trabalho, as universidades. Nas comunidades, nós vamos fazer a abordagem nas escolas e, especialmente, nas abordagens educativas. Lá na beira do mercado, na beira do rio, no porto, no aeroporto, a gente vai estar diretamente no corpo a corpo com a população”.

 

No Mato Grosso, além de palestras para a sociedade, a campanha também vai ser divulgada com a distribuição de panfletos na Rodoviária de Cuiabá e no Aeroporto Marechal Rondon.


Uma Audiência Pública vai debater o assunto no dia 06 de agosto, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, às 19hs00min.

 

Em vários estados, os prédios vão ser iluminados de azul como um alerta à população.


O Ministério da Justiça informou que vai divulgar no dia 30, dados sobre o tráfico de pessoas no Brasil.


As denúncias relacionadas a esse crime podem ser feitas pelo  Disque 100 ou  Disque 180.

Últimas notícias
Saúde

Doação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil

Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. 

Baixar arquivo
Política

Presidente da República almoça com embaixadores de 18 países no Rio

Como exemplo de situações de instabilidade mundial, que demonstram a segurança oferecida pelo Brasil, Jair Bolsonaro citou os riscos de desabastecimento que vários países vêm passando.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro: crimes contra a vida têm queda de 17%

Os dados são relativos aos primeiros quatro meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.025 vítimas, o menor número desde 1991.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: número de testes positivos em farmácias cresce 54% em maio

Dos 210 mil testes realizados na primeira quinzena do mês, quase 50 mil comprovaram a infecção pelo coronavírus. Já em abril, foram 262 mil no total e cerca de 32 mil confirmaram a presença do Sars-Cov-2.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU diz que subiu 500% o total de pessoas com fome no mundo desde 2016

Os níveis de fome ao redor do mundo atingiram uma nova alta, segundo o secretário-geral das Nações Unidas. António Guterres fez declarações na quarta-feira, durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar, em Nova Iorque. 

Baixar arquivo
Política

Lei que torna permanente o Auxílio Brasil é publicada pelo governo

A medida que estabelece um piso do benefício de R$400 de forma permanente foi sancionada, nessa quarta-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Baixar arquivo