Governo vai reforçar combate à violência contra mulher no campo e na floresta

Publicado em 12/08/2015 - 23:18 Por Kariane Costa - Brasília

Durante a cerimônia de encerramento da 5ª Marcha das Margaridas em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff anunciou medidas de enfrentamento à violência contra a mulher e um plano especial de atenção à saúde para as mulheres que vivem em zonas rurais e na floresta.

 

Dilma disse que será criada a Patrulha Rural Maria da Penha, em parceria com os governos estaduais. Está prevista também a compra de unidades odontológicas móveis para serem distribuídas ainda este ano em municípios que tenham população rural.

 

Cerca de 40 mil trabalhadoras rurais de todo o país participaram da Marcha das Margaridas, de acordo com a Polícia Militar. Já segundo os organizadores, eram 70 mil manifestantes.

 

As trabalhadoras rurais saíram em caminhada pelo centro da capital federal para protestar contra a violência, o uso de agrotóxicos e pedir agilidade na reforma agrária, igualdade de direitos, defesa da soberania alimentar e a instalação de creches na zona rural, entre outras reivindicações.

 

Alessandra Lunas, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, afirma que a marcha vai além dos direitos das mulheres do campo.

 

A Marcha das Margaridas acontece no dia 12 de agosto porque nessa data, há 32 anos, foi assassinada na Paraíba, Margarida Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Alagoa Grande.

 

Ela foi morta com um tiro no rosto. O crime foi encomendado por um latifundiário que se viu ameaçado com a luta da militante.

 

Com colaboração de Danyele Soares.

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo