Margaridas pedem agilidade na reforma agrária e criticam Cunha

Publicado em 12/08/2015 - 16:08 Por Danyele Soares - Brasília

Trabalhadoras rurais de todo o país participaram da 5ª Marcha das Margaridas em Brasília. De acordo com a Polícia Militar, 40 mil pessoas participaram do ato.

 

Mas, segundo os organizadores, eram 70 mil manifestantes. Elas saíram em caminhada pelo centro da capital federal para protestar contra a violência, o uso de agrotóxicos e pedir agilidade na reforma agrária, igualdade de direitos, defesa da soberania alimentar e a instalação de creches na zona rural, entre outras reivindicações.

 

Muitas trabalhadoras viajaram longas horas para participar da manifestação. É o caso da indígena Andreza Miquili Sateré, que vive em uma aldeia próxima a Parintins, no Amazonas. Foram 18 horas de barco, mais quatro em um avião até Brasília. E ela conta porque veio participar da marcha.

 

A agricultora Vera Lúcia de Vasconcelos veio de Alagoas. O ônibus da caravana demorou 36 horas para chegar. Mesmo após uma viagem cansativa, ela destaca:

 

Com gritos de ordem, elas também criticaram o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

 

De acordo com a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, que organiza o evento, Alessandra Lunas, a marcha vai além dos direitos das mulheres do campo.

 

A Marcha das Margaridas acontece no dia 12 de agosto porque nessa data, há 32 anos, foi assassinada Margarida Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Alagoa Grande, na Paraíba.

 

Ela foi morta com um tiro no rosto. O crime foi encomendado por um latifundiário que se viu ameaçado com a luta da militante.

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo