Um espaço seguro, confortável e adequado para o atendimento de crianças, adolescentes e familiares. Esta é a proposta do “Conselho Tutelar Modelo- Meu Lugar na Cidade”.

A primeira unidade foi inaugurada na manhã desta terça-feira em Canãa dos Carajás, no Pará. O evento contou com a presença do ministro da Secretaria de Direitos Humanos, da Presidência da República, Pepe Vargas.
O projeto foi idealizado pelo governo federal e define uma estrutura arquitetônica padronizada para a construção dos conselhos tutelares em todo o país. Além de assegurar o cumprimento do ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente.
As pessoas que trabalham no espaço irão atuar para garantir melhorias nos serviços oferecidos ao público-alvo nas áreas de saúde, educação, cultura e esportes. Prefeito da cidade de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, falou sobre a expectativa com o projeto.
Sonora: "Para nós é uma satisfação muito grande Canãa dos Carajás ter ganhado esta sede modelo. O primeiro no Brasil. Nossa expectativa é de que os outros municípios possam pensar com carinho e que eles possam dar estrutura digna para os conselheiros; para os usuários que usam a rede de proteção. Então para nós é uma felicidade."
Jeová Andrade destaca ainda que no espaço serão oferecidas atividades recreativas e palestras para a comunidade.
Atualmente, o Conselho Tutelar na cidade têm uma média mensal de 300 atendimentos. A maioria das denúncias são de exploração sexual.
A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que fez o projeto arquitetônico; da prefeitura municipal, que disponibilizou o terreno e parte do recurso financeiro; e da mineradora Vale e da Fundação Vale, que apoiaram com a doação de dinheiro.