Comissão da Verdade no Rio pede museu na sede do antigo Dops

Publicado em 11/12/2015 - 02:23 Por Carol Barreto - Rio de Janeiro

A batalha para que a memória e a verdade sobre as violações de direitos humanos venham à tona agora entra numa fase no Rio de Janeiro. Isto porque a entrega do relatório final da Comissão Estadual da Verdade aconteceu nesta quinta-feira, no Palácio Guanabara, sede do governo estadual.

 

Representando o governador Luiz Fernando Pezão, a primeira-dama Maria Lúcia Horta Jardim recebeu o documento, que contém mais de 40 recomendações, entre as quais se destaca a transformação da sede do antigo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), um dos principais centros de tortura durante a ditadura militar, em museu dedicado à memória dos que morreram lutando contra o regime. Presidente da Comissão Estadual da Verdade, Rosa Cardoso afirmou que o trabalho agora entra numa nova fase.

 

A ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) trabalha agora para criar a Comissão Estadual da Verdade e da Democracia, à qual caberá estudar as violações dos direitos humanos no presente. A comissão que encerrou seus trabalhos nesta quinta-feira concentrou esforços nas violações ocorridas no período de 1946 a 1988, com destaque para os anos de ditadura militar.

 

O relatório entregue, que será encaminhado ao Ministério Público Federal e ao Grupo Justiça de Transição, nomeia 183 autores de graves violações de direitos humanos no estado do Rio no período, de presidentes da República a agentes públicos envolvidos em sessões de tortura.

Últimas notícias
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo