Comissão da Verdade no Rio pede museu na sede do antigo Dops

Publicado em 11/12/2015 - 02:23 Por Carol Barreto - Rio de Janeiro

A batalha para que a memória e a verdade sobre as violações de direitos humanos venham à tona agora entra numa fase no Rio de Janeiro. Isto porque a entrega do relatório final da Comissão Estadual da Verdade aconteceu nesta quinta-feira, no Palácio Guanabara, sede do governo estadual.

 

Representando o governador Luiz Fernando Pezão, a primeira-dama Maria Lúcia Horta Jardim recebeu o documento, que contém mais de 40 recomendações, entre as quais se destaca a transformação da sede do antigo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), um dos principais centros de tortura durante a ditadura militar, em museu dedicado à memória dos que morreram lutando contra o regime. Presidente da Comissão Estadual da Verdade, Rosa Cardoso afirmou que o trabalho agora entra numa nova fase.

 

A ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) trabalha agora para criar a Comissão Estadual da Verdade e da Democracia, à qual caberá estudar as violações dos direitos humanos no presente. A comissão que encerrou seus trabalhos nesta quinta-feira concentrou esforços nas violações ocorridas no período de 1946 a 1988, com destaque para os anos de ditadura militar.

 

O relatório entregue, que será encaminhado ao Ministério Público Federal e ao Grupo Justiça de Transição, nomeia 183 autores de graves violações de direitos humanos no estado do Rio no período, de presidentes da República a agentes públicos envolvidos em sessões de tortura.

Últimas notícias
Geral

RJ: Justiça suspende aplicativo para entrega de alimentos “Valeu”

A ação popular foi ajuizada pelo vereador Pedro Duarte, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: Henrique Foréis Domingues, o Almirante

Cantor, compositor e radialista, Almirante é figura fundamental da história do rádio brasileiro e também do registro e história de nossa música popular. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: 29 de junho é comemorado o Dia do Papa

Vinte e nove de junho é conhecido como o Dia do Papa. Data em que a Igreja Católica celebra São Pedro, considerado pela tradição cristã como o primeiro pontífice. De lá pra cá, 266 homens assumiram a liderança dos católicos. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasileiras ganham ouro no Pan-Americano de Ginástica de Trampolim

A dupla Alice Gomes e Camilla Lopes subiu no lugar mais alto do pódio.

Baixar arquivo
Esportes

Filipe Toledo fica com o título da etapa de Saquarema

Foi a quarta vez que Filipinho levantou a taça numa etapa brasileira.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (29)

Manaus, capital do Amazonas, registra tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas. Temperatura oscilando entre 24 e 32º C, com umidade do ar de 55 a 90%.

Baixar arquivo