Vítimas de trabalho degradante vão receber Bolsa Família

Publicado em 15/12/2015 - 17:31 Por Kariane Costa, com informações de Sayonara Moreno - Brasília

Trabalhadores resgatados de situação análoga à escravidão terão direito ao Bolsa Família e programas de profissionalização do governo federal. É o que prevê o acordo de cooperação técnica para implementar ações de apoio à reintegração social dessas pessoas, assinado pelos Ministérios do Trabalho e Emprego e de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Com o acordo, as vítimas de trabalho degradante resgatadas pelas ações de fiscalização serão incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais e devem ter prioridade para receber o Bolsa Família. Além disso, poderão ter acesso a outros programas que têm como base o cadastro do Ministério do Desenvolvimento Social.

 

Para o ministro do Trabalho e Emprego, Miguel Rossetto, o acordo conjunto vai permitir um melhor acolhimento desses trabalhadores.

 

A ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, explica que os servidores que atendem às vítimas resgatadas serão treinados para lidar com cada situação.

 

O frei Xavier Plassat, da Comissão Pastoral da Terra, atua no combate ao trabalho escravo no Brasil há 20 anos. Ele conta que esse tipo de ação era esperando há muito tempo, e considera um grande passo.

 

Segundo o Ministério do Trabalho, nos últimos 20 anos, cerca de 50 mil pessoas foram resgatadas de trabalhos forçados, com jornadas exaustivas, em más condições de higiene ou em outras situações que ferem os direitos humanos desses trabalhadores.

Últimas notícias
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo