Novos conselheiros tutelares tomam posse neste domingo

Publicado em 09/01/2016 - 16:46 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Tomam posse neste domingo os conselheiros tutelares eleitos para o mandato 2016-2020 nas cidades em que a votação ocorreu até o final do ano passado.

 

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.


Segundo o ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente, em cada município haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar composto de cinco membros, escolhidos pela comunidade para mandato de três anos, permitida uma recondução.


Entre as atribuições de um conselheiro estão: aconselhar pais ou responsáveis e atuar em situações de exploração sexual e violência física. Eles também são responsáveis por acompanhar a elaboração de políticas públicas para crianças e adolescentes.


O Brasil tem, hoje, cerca de 30 mil conselheiros tutelares. Eles são escolhidos por meio de votação, a cada quatro anos. A eleição ocorre sempre no primeiro domingo de outubro ao ano seguinte da eleição presidencial.

 

E o voto é facultativo. O processo de escolha é de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a fiscalização do Ministério Público. Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, a escolha dos conselheiros ficou para fevereiro. O adiamento foi por causa de problemas técnicos nas urnas.

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo