Curso no RJ ensina português a 70 estrangeiros refugiados

Publicado em 25/03/2016 - 20:17 Por Joana Moscatelli - Rio de Janeiro

Estrangeiros refugiados no Rio de Janeiro começaram nesta quarta-feira um curso de português dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec.


Setenta estrangeiros vindos de países como Congo, Síria, Haiti e Colômbia estão inscritos no curso que deve durar em torno de seis meses. O superintendente da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Miguel Mesquita, afirmou que o Rio de Janeiro é o segundo estado que mais recebe refugiados no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo.

 

Um dos diretores do Instituto Federal do Rio de Janeiro que coordena o curso, Fábio Silva, contou que os estrangeiros vão aprender também sobre a cultura brasileira.


O colombiano Hernan Gonzales considerava que o português seria fácil de aprender, mas quando começou a usar a língua encontrou dificuldades na comunicação e está há um ano sem conseguir trabalho no Rio de Janeiro.


Segundo a Secretaria Estadual de Assistência Social e Diretos Humanos, em 2015, o Rio de Janeiro tinha 2.100 refugiados. Ainda de acordo com a Secretaria, os pedidos de refúgio e visto humanitário tem crescido muito no Brasil com o agravamento das guerras e crises humanitárias no mundo.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo