Viva Maria: Vítima de Coronel Ustra repudia postura de Bolsonaro e relembra horror da tortura

Publicado em 18/04/2016 - 22:17 Por Apresentação Mara Régia - Brasília, DF

Gostaria de dedicar esta edição do Viva Maria desta segunda-feira (18), à minha bisa, ao meu avô, à minha mãe, enfim...aos meus futuros netos.



Por favor, Maria, não estranhe a dedicatória. Ela apenas reproduz o comportamento de alguns deputados na sessão histórica que, ontem, em meio a aplausos,vaias e ameaças resultou no aval da Câmara dos Deputados ao processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff no Congresso Nacional.



Lamentavelmente, coube ao deputado federal Jair Bolsonaro(PSC-RJ), o momento mais inusitado de toda a votação. Bolsonaro dedicou seu voto a favor do impeachment da presidenta Dilma Rousseff ao torturador da ditadura militar, ex-chefe do DOI-Codi, Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, morto em 2015. Para quem não sabe, Ustra foi condenado pela Justiça por sequestro e tortura.


E para que tenhamos a dimensão da gravidade do voto do deputado, vamos ouvir a jornalista Amelinha Teles, que foi uma das vítimas do coronel Ustra. Amelinha, em primeiro lugar nossa solidariedade a você!

 

Viva Maria: Programete  que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. Vai ao ar pela Rádio Nacional da Amazônia e é distribuído via web, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo