Amazônia registrou mais de 50% dos casos de trabalho escravo entre 2003 e 2015

Publicado em 29/07/2016 - 09:06 Por Renata Martins - Brasília

Trinta de julho é marcado mundialmente como Dia de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2013.


Exploração sexual, trabalho escravo, transporte ilegal de órgãos, adoção irregular. Todos esses crimes estão ligados ao tráfico de seres humanos.


Relatório do escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), aponta que, em 2014, 53% das vítimas foram traficadas para fins de exploração sexual, como a prostituição, seguido do tráfico de pessoas para trabalho escravo.


No Brasil, só o Disque 100 identificou 309 vítimas de tráfico de pessoas, em 2013. O número da Secretaria de Direitos Humanos, do governo federal, recebe denúncias que envolvam violações de direitos humanos.


Nesse levantamento, o Amazonas, Mato Grosso, Pará e Maranhão estão entre os dez estados com maior número de casos.


Outro relatório, divulgado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), aponta que entre 2003 e 2015, dos quase 2.900 casos de trabalho escravo, mais da metade foram registrados na Amazônia.


O frei Xavier Plassat coordena a campanha nacional da CPT contra o trabalho escravo. Ele explica porque o crime é tão comum na Amazônia.


“É uma região de fronteira. E o trabalho escravo tem costume de ser utilizado na expansão, nas regiões de avanço do capital”, afirmou o frei.


As atividades de enfrentamento ao tráfico de seres humanos têm mobilizado o mundo. Durante toda esta semana, o combate a esse crime foi reforçado com a Campanha Coração Azul.


Nos estados brasileiros, uma série de atividades acontecem em locais onde as pessoas estão mais suscetíveis ao tráfico, como aeroportos, escolas, rodoviárias e regiões de fronteira. Prédios públicos ganharam iluminação na cor azul para lembrar a data.


Diversos canais estão disponíveis para quem quer denunciar casos de tráfico de pessoas. Entre eles o Disque 100, e o Ligue 180. Em caso de tráfico internacional, qualquer vítima pode procurar as embaixadas brasileiras.


Os endereços dos consulados e embaixadas do Brasil no exterior podem ser encontrados em portalconsular.mre.gov.br.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo