Quilombolas de Tocantins sofrem com falta de água no Sudeste do estado

Tocantins

Publicado em 19/11/2016 - 10:20 Por Graziele Bezerra - Brasília

Quilombolas do município de Almas, no Tocantins, estão sofrendo com a falta de água na comunidade Poço D’Antas, a sudeste do Estado. De acordo com o Defensor Público Agrário Pedro Alexandre Conceição, a comunidade fica numa região de clima muito seco. Além de enfrentar a estiagem que se prolonga há meses, os quilombolas estão sem receber carros pipa. Cenário que afeta, diretamente, o modo de vida tradicional desses povos.

 

Outro problema, de acordo com o defensor, é o atraso na instalação de cisternas na região. O prazo para a entrega dessas cisternas era 29 de outubro. Nem todas as famílias receberam, e as que tem não conseguiram armazenar uma gota sequer, por causa da falta de chuva na região.

 

Até a próxima semana, a Defensoria Pública vai recomendar ao governo do Tocantins que restabeleça o abastecimento de água por carros pipa e agilize a entrega das cisternas, para quando chegar o período de chuvas.

 

Em nota, a Agência Tocantinense de Saneamento informou que todas as 435 cisternas do Programa Água Para Todos previstas para o município de Almas já estão instaladas.

 

Deste total, 09 foram instaladas em residências dos moradores aptos, segundo critérios do governo federal, na comunidade quilombola Poço D’Anta.

 

Cada cisterna é fabricada em polietileno, conta com bomba manual para retirada da água e tem capacidade de armazenamento de 16 mil litros.

 

A comunidade também será beneficiada com um sistema coletivo de abastecimento de água. As obras já estão licitadas e aguardando liberação de recursos do governo federal.

Últimas notícias
Geral

Brasil pode ser reconhecido com produtor mundial de chocolates finos

O Brasil está a caminho de ser reconhecido mundialmente como produtor de chocolate finos. Em 2019, recebeu o selo de país 100% exportador de cacau fino e de aroma da Organização Internacional do Cacau.

Baixar arquivo
Geral

PF investiga suspeitos de crimes e fraudes contra a Previdência Social

Os agentes cumprem nove mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Baixar arquivo
Geral

Brasil produziu 700 mil toneladas de chocolate em 2021

No Dia Mundial do Chocolate (06) é importante dizer que a iguaria não é só muito gostosa. Também oferece benefícios à saúde, se consumido com moderação.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa da CNC aponta que população brasileira está menos endividada

O percentual de endividados registrou, em junho, o segundo recuo seguido após alta recorde da série histórica em abril deste ano.

Baixar arquivo
Justiça

PF realiza três operações contra garimpo ilegal de ouro no Brasil

As investigações da Operação Ganância começaram em fevereiro de 2021 após uma denúncia envolvendo empresas de Porto Velho, capital de Rondônia, do ramo da saúde, com acusações de lavagem de dinheiro e licitações fraudulentas ligadas ao garimpo irregular na região. 

Baixar arquivo
Economia

Trabalhador gasta em média R$ 40 para almoçar fora de casa

Valor cresceu 17,4% em relação ao período pré-pandemia, em 2019. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador.

Baixar arquivo