Assassinato de filho de funkeira mobiliza defensores de direitos humanos

Direitos Humanos

Publicado em 12/12/2016 - 18:27 Por Isabela Vieira - Rio de Janeiro

Organizações de direitos humanos e antirracistas divulgaram notas e mensagens se solidarizando com a  cantora Tati Quebra Barraco. Ela perdeu o filho Yuri Lourenço da Silva, de 19 anos, no último domingo (11) em uma suposta troca de tiros com a polícia, na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

 

Nas redes sociais, a Tati  culpou a Polícia Militar pela morte do menino, que não resistiu aos disparos. A comoção, no entanto, não foi unânime e o perfil da artista nas redes sociais foi inundado por postagens racistas, com discurso de ódio contra a cantora e seu filho. As mensagens foram classificadas como “desumanas”, em uma nota oficial postada pela assessoria de Tati. Na nota, ela agradece o apoio de amigos e fãs.

 

Em solidariedade, a organização Mães de Maio, de São Paulo, formada por donas de casa que perderam filhos na onda de crimes em São Paulo, em 2006, postou uma foto de Tati com Yuri. Assim como a funkeira, a entidade não poupou críticas à controversa ação policial no Rio.

 

De Brasília, o grupo de mulheres negras Pretas Candangas, que também se manifestou na rede, denunciou o racismo nas ações policiais que vitimam mais jovens negros, além de condenar os ataques violentos contra Tati. 

 

Em retribuição às letras de músicas de empoderamento, contra o preconceito a gays, lésbicas, bissexuais e travestis, a Rede Afro LGBT, de Minas Gerais, também mandou condolências. Em nota, disse esperar que a cantora supere o momento.

 

O filho de Tati Quebra Barraco Yuri Lourenço foi alvejado quando estava com outro homem, identificado como Jean Rodrigues de Jesus, de 22 anos, que também morreu baleado, em meio uma ação da Unidade de Polícia Pacificadora, de Cidade de Deus.

 

De acordo com a Polícia Militar, eles entraram em confronto com os agentes, durante patrulhamento. Foram encontrados com os jovens, drogas, dois rádios transmissores e uma arma, o que coloca em dúvida a versão oficial. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as mortes e disse que a investigação será minuciosa.

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo