Delegacias do Rio ampliam assistência rápida às mulheres vítimas de violência

Violência

Publicado em 01/12/2016 - 19:37 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

As mulheres da Zona Oeste agora tem mais uma opção para se proteger da violência doméstica e familiar. O Projeto Violeta, que visa a proteção das vítimas desse tipo de crime, foi ampliado. As delegacias de Bangu e Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, vão aderir à iniciativa.

 

Dados relativos a ocorrências nesses dois bairros mostram que houve diminuição de até 50% nos casos de tentativa de homicído, lesão corporal dolosa e de assassinato.

 

Apesar de ter registrado um número menor de casos violentos na região, a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e idealizadora da iniciativa, Adriana Mello, argumenta que a Zona Oeste necessita de mais locais de assistência.

 

Adriana Mello, coordenou um encontro entre Juizados de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e delegados dos bairros, com o objetivo de apresentar o projeto para os novos titulares das delegacias da Zona Oeste.

 

O objetivo é reduzir de quatro dias para quatro horas o tempo de resposta e a adoção de medidas protetivas. A juíza destaca a importância de tornar processos como este mais rápidos.

 

O Projeto Violeta busca  dar segurança e  proteção máxima a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A ideia é acelerar o acesso à Justiça daquelas que estão com sua integridade física e vida em risco.

 

Com a medida, o boletim de ocorrência é encaminhado judicialmente após o registro da queixa na delegacia e logo em seguida, a mulher é ouvida e orientada por uma equipe do Juizado. A maior vantagem dessa iniciativa é a possibilidade de sair com uma decisão judicial em mãos no mesmo dia da denúncia.

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo