Comissão Pastoral da Terra denuncia violência contra trabalhadores rurais no Pará

Conflitos Agrários

Publicado em 24/03/2017 - 17:18 Por Renata Martins - Brasília

Em menos de uma semana, o Pará registrou dois casos envolvendo violência contra trabalhadores rurais. Em um deles, a vítima foi um assentado rural, em Eldorado dos Carajás. Waldomiro Costa levou três tiros dentro de sua propriedade e foi levado ao Hospital Geral de Parauapebas. Dois dias depois, foi executado com oito tiros dentro da unidade de saúde.

 

Na outra ocorrência, dois irmãos, moradores do assentamento Serra Azul, no município de Monte Alegre, foram vítimas de uma emboscada. Um dos homens foi atingindo pelos tiros no braço e no tórax. Ele não corre risco de morte, mas ainda está hospitalizado.

 

O assentamento Serra Azul é denominado pelo Incra como Projeto de Desenvolvimento Sustentável, PDS. Gilson Rego da coordenação do CPT no Pará lembra que grileiros atuam no local antes mesmo da criação do PDS, em 2007.

 

Sonora: “Como não foi retirado a presença desses griileiros, eles acabaram de certa fora controlando e amedrontando os comunitários. E a partir disso muita violência foi provocada. Então, tem um grupo que tá na região, que ocupa lé e que através dos seus pistoleiros, das pessoas que eles contratam fazem esse processo de ameaça, indimidação e até de atentado.”

 

De acordo com a CPT, os moradores convivem com o medo diário. E que além dos crimes contra as pessoas, os grileiros têm cometido vários ilícitos ambientais, como a derrubada da floresta para transformar em pasto ou apenas para descaracterizar o PDS. O grupo tenta cancelar o projeto para poder regularizar as áreas griladas.

 

A Polícia Civil paraense investiga as duas ocorrências, mas ainda não conseguiu identificar nem os autores, nem as motivações dos crimes.

 

Para a Defensora Pública do Núcleo das Defensorias Agrárias, Andreia Barreto, a impunidade contribui para a continuidade dos conflitos.

 

Segundo levantamento da CPT, ano passado, seis pessoas morreram em decorrência de conflitos agrários no Pará.

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo