Número de denúncias pelo Ligue 180 aumenta 51%; DF lidera ranking

Violência de Gênero

Publicado em 09/03/2017 - 00:57 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O Distrito Federal lidera o ranking das unidades da federação com o maior número de denúncias de violência de gênero. É o que aponta o balanço anual do Ligue 180, o disque denúncia de violência contra a mulher, divulgado nessa quarta-feira.

 

A secretária nacional da Mulher, Fátima Pelaes, afirma que um dos motivos pode ser que o número 180 é mais divulgado no DF.

 

O Ligue 180 registrou um aumento no número de denúncias em todo o país de 51% em 2016 em relação a 2015. Foram cerca de 1 milhão e 300 mil denúncias, mais de 3 mil atendimentos por dia: 50% dessas denúncias são de violência física, 31% de violência psicológica e 5% de violência sexual.

 

Em 65% dos casos, a violência foi praticada por homens contra as companheiras. E em 38%, o relacionamento entre a vítima e o agressor tem mais de 10 anos de duração. A secretária da Mulher, Fatíma Pelaes, relata que os números assustam.

 

A secretária da Mulher disse ainda que o governo está estudando integrar o 180 ao número 190, da polícia militar, para atender a mulher vítima de violência em casos de emergência.

Últimas notícias
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo