Justiça aceita denúncia contra acusados de participação na chacina de Colniza

Chacina de Colniza

Publicado em 18/05/2017 - 19:34 Por Maíra Heinen - Brasília

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual contra Valdelir João de Souza, conhecido como “Polaco Marceneiro”; Pedro Ramos Nogueira, o Doca; Paulo Neves Nogueira, Ronaldo Dalmoneck, o Sula; e Moisés Ferreira de Souza; conhecido como Sargento Moisés, acusados de participarem da chacina na Gleba Taquaruçu do Norte, no município de Colniza.

 

O juiz Ricardo Frazon Meneggutti determinou também a prisão preventiva de Valdelir João de Souza, apontado como mandante do crime, e de Moisés Ferreira de Souza.

 

Na decisão, o magistrado afirma que os réus em liberdade podem intimidar as testemunhas. Os acusados têm 10 dias para apresentar as defesas.

 

Eles vão responder por homicídio triplamente qualificado, quando há tortura, emboscada e pagamento pelo serviço.

 

Segundo o Ministério Público, o grupo percorreu nove quilômetros da Linha 15, na localidade de Taquaruçu do Norte, matando, com requintes de crueldade, todos os que encontraram pelo caminho. A motivação dos crimes seria a extração de recursos naturais da área.

 

Com a morte das vítimas, a intenção do mandante era “assustar” os moradores e expulsá-los das terras, para depois ocupá-las.
 

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo