Campanha estimula denúncia de experiências de abuso policial e movimenta redes sociais

Redes Sociais

Publicado em 06/06/2017 - 18:06 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Cerca de 500 mil pessoas já aderiram à campanha #meuprimeiroabusopolicialSão relatos de todo o país, principalmente de homens negros, que resolveram expor casos em que foram vítimas de violência e preconceito policial nas redes sociais.

 

Um dos criadores da campanha, Maurício Pestana, editor executivo da revista Raça, explica que a ação surgiu como uma resposta a condenação de Rafael Braga, jovem negro, morador de rua,  que foi preso no Rio de Janeiro, durante as manifestações de 2013. Ele carregava uma garrafa de pinho sol. Já a inspiração veio da própria experiência de Pestana na periferia de São Paulo.

 

Sonora: "Eu mesmo acabei dando a ideia por que um dos traumas que eu tenho de infancia foi a primeira vez que eu fui abordado pela polícia. Tinha 11 ou 12 anos e quando você tem isso, mora na periferia, eu morava em São Mateus, e você tem isso, tem uma arma virada pra sua cabeça, é assustador. Então aí surgiu a ideia de fazer essa campanha meu primeiro abuso policial que realmente foi surpreendente, até surpreendeu nossas expectativas, virou realmente matéria nas redes sociais."

 

Entre os relatos está o de Zulu Araújo,  presidente da Fundação Pedro Calmon, em Salvador. Ele contou que quando era estudante de arquitetura foi abordado pela polícia, chegou a ser agredido e só não sofreu violência maior porque um dos policiais era seu vizinho e o reconheceu. Hoje, aos 64 anos, ele já perdeu as contas das vezes que passou por situações semelhantes. Para Zulu a campanha mostra o descontentamento da população negra em relação à atuação policial.

 

Sonora: "A Polícia Militar ela é uma ferramenta do racismo brasileiro. Eles continuam tendo, internalizado na sua ação, o capitão do mato. É como se cada um de nós num bairro popular desse país, particularmente à noite, fosse um escravo a ser apreendido e a ser punido. Essa reação tão forte que a sociedade tá tendo é também uma manifestação de descontentamento com esse tipo de ação que a polícia tem no Brasil."

 

A campanha começou no dia 16 de maio, no último dia 30 que contabilizou a maior participação e segue reunindo relatos. A Revista Raça é uma publicação especializada na cobertura de temas de interesse da população negra brasileira.

Últimas notícias
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo
Geral

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo
Educação

Senado: Comissão de Educação debate novo ensino médio

Serão realizadas duas audiências públicas nesta semana sobre o tema. O texto, já aprovado pela Câmara, precisa ser votado na comissão antes de seguir para o plenário.

Baixar arquivo