A Fundação Nacional do Índio (Funai) desenvolveu um portal para monitoramento de terras indígenas e sequenciamento de imagens via satélite.
O Centro de Monitoramento Remoto (CMR) é um serviço para monitorar as ocorrências de desmatamento e degradação nas terras indígenas, além de acompanhar mudanças no uso e ocupação do solo pela internet.
Ele atualiza diariamente as informações sobre todas as terras indígenas do país. De acordo com a Funai, a expectativa é que a ferramenta reduza os custos das atividades de campo e permita uma resposta mais rápida a ações ilegais, bem como irregularidades que são reportadas pelos satélites e pelas contribuições dos usuários.
Na página inicial do portal, um mapa interativo do Brasil permite aos usuários localizar as terras indígenas, as unidades de conservação, incluindo reservas extrativistas, florestas e parques nacionais, além de assentamentos rurais.
O CMR também traz informações como jurisdição, nomenclatura oficial, unidade da federação e municípios. Para ter acesso não é preciso cadastro: na página inicial já está o mapa e o usuário pode cruzar informações ali mesmo.
Para acessar o portal basta ir no site cmr.funai.gov.br.





