Dia da Consciência Negra no Rio é marcado por homenagem a Zumbi e lançamento do negrômetro

Dia da Consciência Negra

Publicado em 20/11/2017 - 22:16 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Mesmo com chuva, a comunidade negra do Rio de Janeiro, comemorou o Dia da Consciência Negra em torno do monumento à Zumbi dos Palmares, no centro da cidade.


Desde o inicio da manhã instrumentos de percussão e berimbaus embalaram exibições de capoeira, seguidas pela apresentação do grupo Afoxé Filhos de Gandhi e pelo cortejo em homenagem à tia Ciata, cozinheira e mãe de santo que cedia sua casa para rodas de samba, quando o ritmo ainda era marginalizado.

 

Mas a tradicional solenidade este ano teve uma novidade, o lançamento do negrômetro.

 

De acordo com Cláudio Henrique dos Anjos, a iniciativa vai distribuir painéis eletrônicos pela cidade mostrando o número de jovens negros mortos no país.

 

As informações com Tâmara Freire. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Entra em vigor lei sobre regras de reembolso de passagens aéreas

A legislação prevê o direito ao reembolso, ao crédito, à reacomodação ou à remarcação do voo, independentemente do meio de pagamento utilizado para a compra da passagem, se dinheiro, crédito, pontos ou milhas. 

Baixar arquivo
Cultura

Dia do Cinema Nacional: há 90 anos estreava o longa "Limite"

A data, 19 de junho, foi instituída pela Ancine por causa das primeiras imagens em movimento capturadas pelo italiano Afonso Segreto no Brasil em 1898

Baixar arquivo
Geral

Implementação de energias renováveis abre novas vagas de trabalho

Os desafios da transição energética e a busca por fontes de energia renováveis passam por processos de modernização no setor elétrico, com implicações no campo da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Doação de 500 peças sagradas para Museu da República é oficializada

As peças eram capturadas durante invasões violentas por parte do estado, principalmente nas primeiras décadas da República, entre os anos de 1920 e 1930. Ainda que a Carta Constitucional de 1891 já estabelecesse no Brasil o Estado laico e a liberdade de crença e culto.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina covid: Butantan e Fiocruz entregam mais de 7 milhões de doses

Nesta sexta-feira, O Instituto Butantan entregou ao Ministério da Saúde mais 2,2 milhões de doses da Coronavac para reforçar a campanha de vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

80% dos brasileiros concordam em seguir a ciência para conter a covid

Uma pesquisa realizada com mais de 1600 brasileiros apontou que a maioria, quase 80%, concorda com as recomendações dos cientistas e profissionais da saúde no enfrentamento da pandemia da covid-19.

Baixar arquivo