Viva Maria: Serra da Barriga, berço de Zumbi, agora é Patrimônio Cultural do Mercosul

Viva Maria

Publicado em 20/11/2017 - 03:00 Por Mara Régia - Brasília

O mês começou azul mas a partir de hoje (20) é negro! E até 30 de novembro estaremos aqui para lembrar Zumbi de Palmares e, ao mesmo tempo, valorizar a importância da cultura negra na formação da cultura brasileira.


É com muito prazer, muita honra que nós chamamos a participação de Carolina Nascimento, diretora de Proteção ao Patrimônio da Fundação Cultural Palmares.


Ela que está, inclusive, no berço da resistência, Alagoas, e acabou de viver um momento histórico: o reconhecimento da Serra da Barriga como Patrimônio Cultural do Mercosul. Viva Zumbi! Viva a mãe Africa , Viva Dandara, Chiquinha Gonzaga, Ruth de Souza, Benedita da Silva e Elisa Lucinda, além Mãe Menininha do Gantois e tantas outras.

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas, pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam pelo direito de escolha na hora do parto e pelo direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo