Entidades de SP questionam decisão judicial sobre bloco que faz apologia à tortura

Direitos Humanos

Publicado em 05/02/2018 - 20:21 Por Nelson Lin - São Paulo

Um bloco de carnaval em São Paulo está causando revolta entre defensores dos direitos humanos e a Comissão Nacional da Verdade.

 

É o bloco “Porão do Dops”, que em sua página do facebook se identifica como um bloco carnavalesco anti-comunista, e estampa fotografias do ex-delegado Sérgio Paranhos Fleury e do coronel Brilhante Ustra no chamamento do evento. Ambos são reconhecidos como torturadores no período da ditadura militar.

 

O Ministério Público de São Paulo entrou com ação no dia 29 de janeiro para impedir que o bloco fizesse apologia à tortura com o uso do nome “Porão do Dops” e enaltecendo figuras como Fleury e Ustra.

 

Para o promotor de Justiça Eduardo Valério, a ação não busca censurar o bloco, e sim impedir o abuso da liberdade de expressão.



A juíza Daniela Pazzeto Meneghini concedeu autorização para o uso do nome do bloco, alegando que a proibição do bloco atenta contra a liberdade de expressão.

 

Os organizadores foram procurados pela reportagem, mas não foram encontrados. Em vídeo publicado no Facebook, um dos organizadores, Douglas Garcia, afirma que a ação do Ministério Público foi politizada e ideológica.

 

A Comissão Paulista pela Memória Verdade e Justiça enviou nota pública repudiando a decisão da juíza, e questionando o desconhecimento sobre a reputação de Brilhante Ustra e Sergio Fleury como torturadores reconhecidos pela Primeira Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça e por relatórios da Comissão Nacional da Verdade.

 

O Ministério Público informou que vai entrar com recurso no Tribunal de Justiça para reverter a decisão da juíza.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo