MPF do Rio denuncia general reformado por tortura na ditadura

Ditadura

Publicado em 15/02/2018 - 19:25 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) denunciou o general reformado Ricardo Fayad pelas torturas praticadas contra o militante político Espedito de Freitas, no Destacamento de Operações de Informações (DOI) do I Exército em novembro de 1970.

 

Os procuradores sustentam  que o crime foi cometido no contexto de um ataque sistemático e generalizado contra a população promovido pelo governo militar e que por isso não está coberto pela Lei de Anistia.

 

De acordo com MPF, Espedito de Freitas foi sequestrado por agentes do DOI próximo à sua casa e conduzido encapuzado, para o Batalhão de Polícia do Exército que fica na Tijuca, zona norte do Rio.

 

Lá foi  colocado em um pau-de-arara e foi torturado com choques elétricos e queimaduras de cigarro. A  vítima encontrou Ricardo Fayad, após a primeira sessão de tortura e o general , que é médico, ordenou que ele recebesse uma injeção para suportar novas agressões.

 

O general foi intimado a depor, mas preferiu ficar em silêncio. Esta é a décima primeira denúncia feita pelo PMF do Rio  contra torturadores e outros agentes da ditadura militar.

 

O relatório final da Comissão Nacional da Verdade descreveu a presença de diversos médicos e enfermeiros militares nas câmaras de tortura e ao invés de tratar os ferimentos dos presos  aplicavam apenas tranquilizantes e paliativos, além de estimulantes para evitar desmaios e relaxantes musculares para que as vítimas ficassem sensíveis aos golpes.

 

Essas pessoas também tinham a função de avaliar os limites da resistência dos presos à tortura e ajudar a mantê-los em um estado no qual pudessem continuar a ser interrogados.

 

Por causa da sua participação no regime militar, Ricardo Fayad teve seu registro profissional cassado em 1994, mas a decisão do Conselho Regional Medicina do Rio de Janeiro foi anulada judicialmente, mas ainda há recurso pendente.

 

* Texto alterado às 18h55 do dia 16-02-2018 para correção de alguns trechos.

Últimas notícias
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo