Lançado no Rio de Janeiro o manual LGBTI+ para uma comunicação mais inclusiva

Rio de Janeiro

Publicado em 27/06/2018 - 17:03 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Pode não parecer para quem fala ou escreve, mas a diferença entre homossexualismo e homossexualidade é muito maior do que algumas letras. Enquanto a primeira perpetua a ideia de que sentir atração por uma pessoa do mesmo sexo é uma doença ou anomalia, a segunda deixa claro que se trata apenas de mais uma expressão da sexualidade e do comportamento humano. E pra quem faz parte da população LGBTI, o uso do segundo termo indica respeito. Esse é apenas um dos exemplos incluídos no manual de comunicação LGBTI+, lançado no Rio de Janeiro nesta terça-feira (26). De acordo com o presidente da Aliança Nacional LGBTI, Tony Reis, é preciso prestar atenção à linguagem, porque ela ajuda a moldar a forma como a sociedade vê as pessoas.


A publicação é voltada para profissionais da imprensa mas, está disponível na internet para qualquer pessoa interessada em não cometer esses erros ainda tão comuns. O manual também dá sugestões sobre temas que devem ser abordados ou evitados, para ajudar a desfazer os preconceitos, ao invés, de perpetuá-los. A jornalista, Camila Marins, diz que é preciso estar sensível às demandas que a própria população LGBTI apresenta.


Inspirado em publicações semelhantes lançadas em países como Estados Unidos e Colômbia, o manual agora será traduzido e adaptado para outros países da América do Sul.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo