Mais de 100 presos fugiram no Pará em um período de dois dias

Superlotação

Publicado em 28/06/2018 - 14:30 Por Michele Moreira - Brasília

Em um intervalo de dois dias, mais de 100 presos escaparam de unidades prisionais no Pará.

 

A última fuga aconteceu nessa terça-feira (26) no Crama – Centro Agrícola Mariano Antunes, em Marabá. Um grupo de detentos aproveitou o procedimento de tranca das celas e rendeu dois agentes prisionais que foram obrigados a liberarem outros detentos do pavilhão; no total de 58 apenados.

 

De acordo com as Polícias Militar e civil, a ação contou com apoio de um grupo externo armado que chegou a trocar tiros com os policiais que faziam a segurança do local. Dois presos morreram no confronto e um policial foi baleado na perna, mas não corre risco de morte.

 


A Susipe – Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado – informou que 41 detentos continuam foragidos.

 

Atualmente, o Crama abriga 571 presos. A capacidade é para 180.

 

Já na madrugada de domingo (24), 44 presos conseguiram escapar do Centro de Recuperação Penitenciário Pará I, no Complexo de Santa Izabel, na região metropolitana de Belém. Eles fugiram por um túnel que interligava uma cela do pavilhão 3, na ala B, até o muro de segurança que dava acesso à área de mata.

 

Segundo a susipe, a cela foi interditada para reparo e os presos remanejados internamente para outros pavilhões do bloco carcerário.

 

Cerca de mil e cem presos cumprem pena no Centro de Recuperação Um. A capacidade do local é para 685.

 

Nos dois casos, a Corregedoria Geral da Susipe abriu sindicância e inquérito policial para apurar os fatos.

 

Por meio de nota, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado informou que para reduzir a superlotação carcerária estão sendo construídos oito novos presídios que totalizam quase três mil novas vagas.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo