Itamaraty manifesta indignação por assassinato de brasileira na Nicarágua

Violência

Publicado em 24/07/2018 - 16:26 Por Victor Ribeiro - Brasília

A brasileira Raynéia Gabrielle Lima foi morta a tiros nessa segunda-feira (23), na cidade de Manágua, na Nicarágua. Ela estudava medicina na Universidade Americana e, de acordo com o reitor da instituição, foi atingida por disparos de um grupo paramilitar. As circunstâncias ainda são desconhecidas.

 

O Itamaraty divulgou uma nota em solidariedade à família. No comunicado, o Ministério das Relações Exteriores também manifestou indignação e exigiu que as autoridades da Nicarágua mobilizem todo os esforços para esclarecer o crime e punir os responsáveis.

 

A Nicarágua vive uma crise sociopolítica, que se intensificou no mês de abril. O presidente Daniel Ortega está no poder há 11 anos e enfrenta denúncias de abuso e corrupção. Os protestos têm sofrido forte repressão. As organizações humanitárias estimam que o número de manifestantes mortos passe de 350.

 

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos e o do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos responsabiliza o governo de Daniel Ortega por assassinatos, maus tratos, possíveis atos de tortura e prisões arbitrárias ocorridas na Nicarágua.

 

Com informações de Carolina Gonçalves, da Agência Brasil, da Rádio Nacional, em Brasília, Victor Ribeiro.

 

* Em nota, o governo da Nicarágua afirmou que as autoridades continuam as investigações para esclarecimento do acontecido.

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo
Economia

Produção industrial brasileira recua 0,6% em outubro, diz IBGE

 Esta é a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula perda de 3,7%. Os dados estão na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Baixar arquivo
Esportes

Em 2000, Gustavo Kuerten chegava ao topo do ranking mundial de tênis

Neste dia, há 21 anos, Gustavo Kuerten vencia a final do Masters de Lisboa, em Portugal, contra um dos favoritos, o norte-americano Andre Agassi. A vitória fez de Guga o primeiro sul-americano a terminar uma temporada como o número 1 do mundo.

Baixar arquivo
Cultura

Merval Pereira é eleito presidente da Academia Brasileira de Letras

O jornalista e escritor de 72 anos, que se tornou acadêmico em 2011, vai presidir a ABL no ano de 2022. Recentemente, a Academia adicionou quatro integrantes: Fernanda Montenegro, Gilberto Gil, Paulo Niemeyer Filho e José Paulo Cavalcanti.

Baixar arquivo