Campanha chama atenção para exclusão social e econômica das vítimas de escalpelamento

Amazônia

Publicado em 28/08/2018 - 08:00 Por Maíra Heinen - Brasília

Sonora: "Isso atinge muito o psicológico delas. Elas ficam mal, mal mesmo...."

 

O preconceito é uma das maiores consequências do escalpelamento.

 

O acidente grave e tão comum na Amazônia, continua a fazer vítimas entre as populações ribeirinhas.

 

Para além dos problemas físicos de quem sofre o arrancamento brusco do couro cabeludo, quem passa por um escalpelamento enfrenta também muitas sequelas psicológicas.

 

É o caso de Rosinete Serrão, que sofreu o acidente quando tinha 20 anos de idade.

 

Ela já perdeu uma vaga de emprego por causa das cicatrizes.

 

Sonora: "Eu fui chamada pra uma entrevista. Quando eu fui atendida por um psicólogo, eu disse que fui vítima de escalpelamento. E ele disse que infelizmente não poderia me dar a vaga"

 

Casos como o de Rosinete, que faz parte da Associação de Vítimas de Escalpelamento no Amapá, não são raros.

 

Para enfrentar esta situação, o Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho, lançou neste mês uma campanha nacional que busca conscientizar e dar visibilidade à realidade de exclusão e violência enfrentada pelas vítimas do escalpelamento.

 

A procuradora do Trabalho da 4ª Região, Ana Lúcia Gonzales, explica o significado da inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.

 

Sonora: "A gente tem muito apreço por essa questão do trabalho. A pessoa não se sente bem sem poder exercer uma atividade."

 

Segundo dados da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, órgão pertencente à Marinha do Brasil, responsável pela segurança dos rios amazônicos, a maioria das vítimas de escalpelamento são do sexo feminino - 93% dos casos.

 

As crianças são as maiores vítimas e representam 65% dos casos.

 

As consequências do acidente são muito graves e variam conforme as áreas afetadas na ocorrência, como crânio, pálpebras, orelhas e face.

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo