Comissão Interamericana de Direitos Humanos pede medidas de proteção à viúva de Marielle

Investigação

Publicado em 06/08/2018 - 15:18 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos solicitou que o Brasil adote medidas cautelares para proteger o direito à vida e a integridade pessoal de Mônica Benício, viúva da vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio no dia 14 de março.

 

A entidade considerou que Mônica tem sido alvo de ameaças, assédio e perseguição, possivelmente ligadas ao assassinato de Marielle, que era defensora dos direitos humanos.

 

Na nota, a comissão observa que, embora o Estado tenha informado sobre a existência de mecanismos de proteção para defensores de direitos humanos no Brasil, Mônica não conta com tais medidas.

 

Pede, ainda, que o Brasil informe sobre as ações implementadas para investigar os fatos que levaram à adoção da medida cautelar.

 

Procurado, o Palácio do Planalto informou que o caso seria respondido pelo Ministério dos Direitos Humanos, que, por sua vez, disse que ainda está consultando outros ministérios e o Itamaraty, para formular uma posição conjunta.

 

Mônica Benício prestou depoimento nesta segunda-feira (06), na Delegacia de Homicídios da capital, como parte das investigações sobre o assassinato de Marielle Franco.

 

* Texto e áudio editados às 16h47 de 06/08/18 para adequação do conteúdo. 

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo