logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Mais de 270 venezuelanos são transferidos de Roraima para outros estados esta semana

Interiorização
Baixar
Lucas Pordeus León
28/08/2018 - 15:48
Brasília

Mais 278 imigrantes venezuelanos estão sendo transferidos de Roraima para outros estados brasileiros.

 

Esta é a sexta etapa do programa de interiorização de imigrantes. 187 embarcaram nesta terça-feira (28) com destino à João Pessoa, Manaus e São Paulo.

 

A outra parte viaja na próxima quinta-feira (30) para abrigos no Rio de Janeiro, Distrito Federal, e para o município de Goioerê, no interior do Paraná.

 

Segundo o ministério da Casa Civil, a sexta etapa vai transferir mil venezuelanos de Roraima para outros estados até setembro.

 

Antes desta nova etapa, 820 venezuelanos haviam sido deslocados para outros estados.

 

O programa é voluntário e os imigrantes são vacinados e tem os documentos regularizados antes de seguir viagem.

 

A interiorização é um dos esforços para reduzir os impactos da imigração em Roraima.

 

Os 10 abrigos do estado que atendem os venezuelanos estão lotados e milhares de imigrantes ocupam as ruas de Boa Vista.

 

O governo estadual reclama que os serviços públicos ficaram sobrecarregados. A Polícia Federal estima que 130 mil venezuelanos cruzaram a fronteira. A maioria, cerca de 60% deles, já deixaram o Brasil rumo a outros países do continente.

 

x