No Pará, índios protestam por atendimento precário de saúde

Ocupação

Publicado em 07/08/2018 - 11:30 Por Renata Martins - Brasília

Cerca de 80 indígenas ocuparam desde a manhã dessa segunda-feira (6) a sede da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai), em Santarém, no Pará.


O protesto é liderado pelo Conselho Indígena Tapajós/Arapiuns, que reivindica melhores condições no atendimento à saúde dos 13 povos indígenas do baixo Tapajós. Na região, vivem, por exemplo, índios dos povos Tapajó, Munduruku, Tupinambá, Arapium, Apiaká e Borari.


O cacique Braz Tupinambá afirma que faltam medicamentos e, além do atendimento ser precário, tem parente morrendo nas aldeias por falta de ambulância para conduzir os doentes para Santarém.


O cacique tupinambá relata, também, que no último mês três indígenas morreram por problemas no atendimento.


“O cidadão foi caçar, fazendo coleta de mel. A 'surucucu pico de jaca' mordeu e acabou que veio a falecer e o atendimento não chegou no tempo hábil. O outro foi o caso de uma moça que veio em estado grave, com a criança pra nascer, e não teve o socorro adequado. A criança veio a falecer e mãe também.”


Os manifestantes informaram que só vão desocupar a Sesai quando tiverem a garantia que todos os parentes serão atendidos com qualidade e a tempo, pela secretaria.

A reportagem ainda não recebeu retorno do Ministério da Saúde sobre a ocupação.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo