Novo sistema vai tornar mais rápido processo de adoção

Direitos Humanos

Publicado em 20/08/2018 - 21:05 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Luciana é mãe adotiva de uma menina de 6 anos e está na fila para adotar o segundo filho. Esposa de militar, tem que lidar com as constantes mudanças pelo país e com as dificuldades de atualização do cadastro de pretendente, feito quando ainda morava na Bahia.

 

E foi pensando em situações como as de Luciana e das 9 mil crianças que aguardam por uma família que o Conselho Nacional de Justiça, o CNJ, lançou nesta segunda-feira um novo sistema para auxiliar o processo de adoção.

 

Os estados de Rondônia, Espírito Santo e Paraná foram os primeiros a testar a nova plataforma, que integra o cadastro nacional de adoção ao cadastro de Crianças Acolhidas, com 47 mil inscritos. De acordo com a juíza Sandra Torres, auxiliar da corregedoria do CNJ, é uma forma de tornar o processo mais claro.

 

Setenta e nove comarcas já usam a nova plataforma e a previsão é que o sistema esteja ativo em todo o Brasil até o fim do primeiro semestre de 2019.

 

Ele traz novidades como a varredura automática de perfis, tanto de crianças como de pretendentes, para promover um encontro mais rápido dos que são compatíveis e também emite alerta à Corregedoria em caso de demora nos processos com crianças acolhidas.

 

O próximo passo nas inovações será a inclusão de fotos, cartas, desenhos e vídeos das crianças além de informações sobre os pretendentes, como aspectos psicológicos e antecedentes criminais atualizados.

 

O sistema deve dar mais agilidade e transparência aos processos de adoção, mas de acordo com o ministro corregedor do CNJ, João Otávio de Noronha, não pode haver preconceitos na hora de escolher o perfil da criança.

 


Atualmente, existe mais de 44 mil pretendentes cadastrados e 9 mil crianças e adolescentes esperando a adoção. Mais de 9 mil adoções foram realizadas desde o início do cadastro nacional, há 10 anos.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo