Seis em cada dez crianças brasileiras vivem em situação de pobreza, alerta Unicef

Unicef

Publicado em 14/08/2018 - 16:20 Por Sayonara Moreno - Brasília

Trinta e dois milhões de crianças brasileiras vivem na pobreza. É o que aponta o Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência, que divulgou, nesta terça-feira (14), o estudo inédito Pobreza na Infância e na Adolescência.

 

O número equivale a 6 em cada 10 crianças vivendo na pobreza, no Brasil.

 

A representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, explica a amplitude do estudo, que classifica a pobreza em seis fatores, além da questão financeira.

 

Fábio Paes, assessor de incidência política da entidade de defesa das crianças, Aldeias Infantis, considera os números alarmantes.

 

O que mais afeita a maioria é a falta de saneamento básico. Direito que é negligenciado para uma em cada quatro crianças. A situação é pior na região Norte, onde o problema atinge quase 45% delas.

 

Em seguida, o acesso à educação, que afeta quase nove milhões de crianças e adolescentes. Depois faltam água, informação, moradia digna e o grupo é submetido, também, ao trabalho infantil.

 

Para Fábio Paes, os problemas refletem uma série de outros, ligados a políticas públicas.

 

Florence Bauer, do Unicef, argumenta que, para a situação ser revertida, é preciso priorizar crianças e adolescentes em qualquer governo.

 

Para ela, a qualidade de vida dessa população interfere, inclusive, na economia do país.

 

Ao analisar grupos específicos, o estudo revela que a pobreza atinge mais os adolescentes que as crianças, mais os negros que os brancos, mais os da zona rural que os das cidades e muito mais nas regiões Norte e Nordeste, que no restante do país.

 

Legislação brasileira, faixa etária e os dados disponíveis na Pnad, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, são critérios do documento.

 

Por ser inédito, ele ainda não pode apontar se a situação melhorou ou piorou, no país.

 

Procurado pela Rádio Nacional para comentar os números, até o fechamento desta reportagem, o Ministério do Desenvolvimento Social não se manifestou.

 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo