Viva Maria: Aborto continua crime na Argentina, mas onda verde trouxe direito reprodutivo ao debate

Viva Maria

Publicado em 10/08/2018 - 09:04 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Adios Nonino! Viva Maria hoje se vale da mais bela canção de Astor Piazzola, para  traduzir a tristeza das mulheres argentinas diante da rejeição do projeto para descriminalizar o aborto em terras portenhas. Na madrugada de ontem (9), por 38 votos contra a 31 a favor e duas abstenções, o texto da lei de interrupção voluntária da gravidez que, em 14 de junho, havia sido aprovado pela Câmara, foi reprovado pelo Senado.


Com isso, a intensidade daquela onda verde de esperança, feita com lenços nas mãos e na cabeça de nossas “hermanas”, se viu momentaneamente abalada. Pelo menos até que novos fatos se desdobrem em ações de governo capazes de resgatar o otimismo que, por alguns meses, antecedeu a votação de ontem.

 

Sabemos que apesar  de rejeitado, o projeto poderá voltar à pauta para uma nova avaliação dentro de um ano. Enquanto isso, resta-nos manter a temática do aborto em pauta. Para tanto, contamos mais uma vez, com a participação de Rosângela Talib, da equipe de coordenação da organização não governamental Católicas pelo Direito de Decidir que, embora frustrada em suas melhores expectativas, não se deixou abater pelo resultado da votação histórica de ontem, não é isso, minha amiga ?

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo