Certidão de óbito de diplomata é retificada após ser considerado vítima da ditadura militar

Comissão Nacional da Verdade

Publicado em 23/09/2018 - 17:23 Por Sumaia Villela - Brasília

O diplomata José Pinheiro Jobim, morto em 1979, foi considerado oficialmente uma vítima da ditadura militar. Os agentes da repressão que assassinaram Jobim tinham simulado um suicídio. A certidão de óbito trazia causa da morte indefinida. O documento foi retificado e, na sexta-feira (21), foi entregue para a filha dele, Lygia Jobim.

 

De acordo com relatório da Comissão Nacional da Verdade, o diplomata foi sequestrado em março de 1979, no bairro em que morava, Cosme Velho, no Rio de Janeiro. Foi mantido em cativeiro e torturado durante interrogatórios. Dois dias depois do sequestro, no dia 24 de março, José Jobim foi encontrado pendurado em uma árvore pequena, no canteiro central da avenida da Barra da Tijuca. Suas pernas estavam curvadas e tocavam o chão.

 

O diplomata já era aposentado em 1979. Ele fez longa carreira no Itamaraty, representando o Brasil no Vaticano, na Argélia e no Marrocos, por exemplo. Uma das missões de que participou foi a negociação entre Brasil e Paraguai para a construção da hidrelétrica de Itaipu, na época do governo de João Goulart, o presidente que sofreu o golpe de 1964.

 

A ditadura deu novo caminho à negociação e fechou acordo com o Paraguai para dividir a posse da hidrelétrica e arcar com 100% dos custos de construção. Itaipu custou 17 bilhões de dólares.

 

Na época em que foi assassinado, José Jobim escrevia suas memórias e afirmava possuir provas de superfaturamento na construção de Itaipu.

Últimas notícias
Saúde

TCU recomenda que governo exija cartão de vacinação para estrangeiros

A decisão do TCU sobre o passaporte da vacina é semelhante à da Anvisa, que também pediu cobrança de prova de vacinação para estrangeiros em visita ao Brasil.

Baixar arquivo
Saúde

Rio amplia exigência de certificado de vacinação contra a covid-19

Lanchonetes, bares, restaurantes, salões de beleza, shoppings centers e centros comerciais terão que exigir dos consumidores a apresentação do comprovante da vacina.

Baixar arquivo
Geral

Surto de lesões na pele continua sem causa determinada em Recife

O balanço mais recente divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, neste 1º de dezembro, registrou mais de 330 notificações vindas de pelo menos 14 municípios.

Baixar arquivo
Geral

TV Brasil completa 14 anos e conquista 6º lugar na audiência

A emissora está com programação cada vez mais inclusiva, com cerca de 25 horas semanais de audiodescrição, 17 horas por semana de libras e 100% da programação com legenda oculta.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas do futebol

Pelo Amistoso Internacional, o Brasil venceu o Chile por 2 a 0 no futebol feminino e ficou com o título da competição

Baixar arquivo