Ligue 180 recebeu 72 mil queixas de violência contra a mulher no 1º semestre

Direitos Humanos

Publicado em 28/11/2018 - 08:20 Por Kariane Costa - Brasília

O presidente Michel Temer lançou nessa terça-feira (27) o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher e o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.


O plano trata de um conjunto de princípios que deve conduzir a estratégia de combate à violência.


Na cerimônia realizada no Palácio do Planalto foi apresentado o clipe da música Coração pede Socorro. Ela foi gravada pela cantora Naiara Azevedo especialmente para a campanha.


De acordo como ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, a letra foi composta para apresentar um duplo sentido fazendo parecer que se fala de amor quando, na verdade, refere-se a um ato de violência.


O canal para denúncias de violência contra a mulher, o Ligue 180 recebeu 72 mil queixas apenas no primeiro semestre deste ano.


Gustavo Rocha, deu um exemplo sobre a importância do lançamento de campanhas. Ele disse que as denúncias no Ligue 180 têm, em média, 350 ligações por dia, mas que no dia seguinte ao lançamento da campanha foram mais de 5,5 mil denúncias, no canal.


O Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres deve ampliar e fortalecer a elaboração e execução de políticas públicas de direitos das mulheres.


Em discurso, o presidente Michel Temer, que estava acompanhado da primeira dama, Marcela, destacou o papel da imprensa e a importância de se dar visibilidade aos números sobre a violência contra a mulher.


O evento, que contou com a presença de Maria da Penha, ativista pelos direitos das mulheres e símbolo nacional da luta contra as agressões domésticas.


Na ocasião foi destacado que não só a vítima pode denunciar casos de agressão à mulher. Pessoas próximas ou até desconhecidos também podem utilizar o canal ou registrar queixa.


Para denunciar basta ligar para o número 180, disponível no Brasil e em mais 16 países que, além de receber os relatos, esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.


A central funciona 24 horas, todos os dias, incluindo feriados e finais de semana.


As manifestações também são recebidas por e-mail, no endereço ligue180@spm.gov.br.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo