No Maranhão, duas escolas são denunciadas por discriminar alunos com deficiência

Maranhão

Publicado em 23/03/2019 - 10:06 Por Renata Martins - Brasília

O Procon do Maranhão ajuizou ação esta semana contra os colégios Santa Fé e O Bom Pastor Júnior.

 

Pais denunciaram que o Colégio Santa Fé, em São Luís, criou uma modalidade chamada de “educação especial”, para realizar uma cobrança extra para matrícula e mensalidade de alunos com deficiência, de mais de R$1,2 mil.

 

Já o colégio O Bom Pastor Júnior, segundo o Procon, estaria se recusando a fornecer o acompanhamento de tutor a alunos com deficiência.

 

As medidas são ilegais e ferem a legislação brasileira, a Lei Brasileira de Inclusão, que veda a segregação e discriminação de qualquer natureza, enfatizando a necessidade de uma educação inclusiva.

 

A legislação também impede a recusa da matrícula de pessoas com deficiência.

 

Mas, Débora Shimoda relata como foi a experiência quando buscava uma escola particular em Brasília para o filho Theo, que tem síndrome de Down.

 

Foi na rede pública do distrito Federal que Débora afirma ter encontrado a integração e o acolhimento necessário para o desenvolvimento do filho de 7 anos.

 

No Maranhão, 1,8 mil alunos com algum tipo de deficiência estão matriculados na rede estadual de ensino. 54 têm Sindrome de Down.

 

A professora Nádya Dutra, Secretária Adjunta de Ensino da Secretaria de Educação do Maranhão, destaca que ações como o investimento na capacitação de professores para a edução inclusiva tem retorno positivo da comunidade.

 

Ligamos para o Colégio Santa Fé, mas não conseguimos entrevista com os diretores. A reportagem também não conseguiu contato com a escola O Bom Pastor Júnior.

Últimas notícias
Educação

No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022.

Baixar arquivo
Geral

Criado Programa de Operações de Proteção Etnoambiental e Territorial

Com o objetivo de responder a eventuais situações de urgência e emergência enfrentadas por povos indígenas, a Funai criou o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial.

Baixar arquivo
Saúde

Dose de reforço é indicada após 30 dias dos sintomas da covid

 A recomendação é de que se aguarde pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas da covid, ou após o resultado positivo no teste PCR. ou de confirmação da gripe ou doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Onda de forte calor deve diminuir esta semana na região Sul

O calor intenso deve permanecer até quarta-feira (26), quando uma frente fria deve passar a atuar no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná — derrubando as temperaturas a partir de quinta-feira (27).

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Butantan oferece atividades virtuais de ciências para as crianças

Com museus e parque fechados para visitação por causa da pandemia, o Instituto Butantan, localizado em São Paulo, disponibiliza, a partir desta segunda-feira (24), uma programação online gratuita para crianças e adultos.

Baixar arquivo
Economia

Um a cada cinco brasileiros só utiliza conta bancária digital

As contas bancárias digitais, aquelas que só funcionam pela internet, deixaram de ser mais um modismo e caíram no gosto popular, diz pesquisa do Instituto Locomotiva.

Baixar arquivo