ABL vai doar livros para criação de bibliotecas em comunidades quilombolas do Rio

Rio de Janeiro

Publicado em 13/07/2019 - 10:09 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Academia Brasileira de Letras vai doar livros e outros materiais de conhecimento para criação de bibliotecas em comunidades quilombolas do Rio.

 

Nesta semana, o presidente da ABL, Marco Lucchesi, assinou um convênio com o ITERJ, Instituto de Terras e Cartografia do Estado, responsável pela titulação das terras quilombolas, para a formação de bibliotecas nessas comunidades e em escolas que atendem a população.

 

De acordo com levantamento da Fundação Cultural Palmares, o Brasil tem mais de duas mil comunidades quilombolas reconhecidas, das quais 29 estão no Rio de Janeiro.

 

Marco Lucchesi contou que a ideia de levar bibliotecas para as populações quilombolas surgiu após visita em junho passado a quatro quilombos,  que ficam entre os municípios de Araruama e Cabo Frio, na Região dos Lagos.

 

Ele  afirmou que a iniciativa é uma resposta da instituição a  uma dívida praticamente impagável  de muitos séculos com as  demandas desses povos.

 

A ABL é que vai fazer a seleção e doação dos livros e materiais e o Iterj vai identificar as carências existentes.  Ainda segundo o presidente da ABL, todo o conhecimento e tradição dos quilombos serão respeitados na seleção dos livros. 

 

O acordo com o Iterj terá duração de um ano, prorrogável por igual período.

 

A ABL também pretende dar continuidade à aproximação com os povos indígenas, iniciada este ano com a doação de uma estante com livros, CDs e DVDs para a biblioteca da Aldeia Guarani da Mata Verde Bonita, em Maricá, região metropolitana do Rio de Janeiro.

 

A Academia ainda oferece livros às escolas prisionais e também a escolas em áreas vulneráveis da periferia.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo