Mulheres negras comemoram o 25 de julho com demandas sobre violência e regularização de territórios

Dia da Mulher Negra

Publicado em 25/07/2019 - 19:36 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

As mulheres negras de todo o Brasil celebram esta semana a história e o presente de resistência e grandes feitos. Marchas e rodas de conversa foram organizadas para marcar o 25 de julho, Dia da Mulher Negra e Afrolatina.

 

A data, criada por lei federal em 2014, é inspirada na luta de mulheres como Tereza de Benguela, líder quilombola que enfrentou a escravidão em Mato Grosso no século 18.

 

Célia Cristina Pinto, quilombola do Maranhão, é herdeira dessa luta. Ela defende o direito das comunidades quilombolas à regularização dos territórios, conforme prevê a Constituição de 1988.

 

As mulheres negras do Amapá também organizaram atividades esta semana para apresentar demandas ao governo e à sociedade. A preocupação é grande com a violência contra as mulheres negras e o ataque aos terreiros.

 

Maria da Dores Almeida, do Imena, Instituto de Mulheres Negras do Amapá, lembra que o respeito à religiosidade de matriz africana também é uma reverência à ancestralidade e às formas de organização do povo negro.

 

A programação de debates e oficinas vai até o dia 10 de agosto e pode ser conferida na página do Facebook da rede Mulheres Negras Amazônidas.

Últimas notícias
Saúde

Doação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil

Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. 

Baixar arquivo
Política

Presidente da República almoça com embaixadores de 18 países no Rio

Como exemplo de situações de instabilidade mundial, que demonstram a segurança oferecida pelo Brasil, Jair Bolsonaro citou os riscos de desabastecimento que vários países vêm passando.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro: crimes contra a vida têm queda de 17%

Os dados são relativos aos primeiros quatro meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.025 vítimas, o menor número desde 1991.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: número de testes positivos em farmácias cresce 54% em maio

Dos 210 mil testes realizados na primeira quinzena do mês, quase 50 mil comprovaram a infecção pelo coronavírus. Já em abril, foram 262 mil no total e cerca de 32 mil confirmaram a presença do Sars-Cov-2.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU diz que subiu 500% o total de pessoas com fome no mundo desde 2016

Os níveis de fome ao redor do mundo atingiram uma nova alta, segundo o secretário-geral das Nações Unidas. António Guterres fez declarações na quarta-feira, durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar, em Nova Iorque. 

Baixar arquivo
Política

Lei que torna permanente o Auxílio Brasil é publicada pelo governo

A medida que estabelece um piso do benefício de R$400 de forma permanente foi sancionada, nessa quarta-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Baixar arquivo