Empresas poderão receber selo pela promoção do equilíbrio entre trabalho e família

Amiga da Família

Publicado em 11/08/2019 - 11:01 Por Marcela Rebelo - Brasília

Nem sempre é fácil conciliar o trabalho com as atividades da família: o pai ter tempo de levar e buscar os filhos na escola; a mãe ter a jornada de trabalho reduzida para conseguir amamentar depois da licença maternidade; ou mesmo o trabalhador conseguir almoçar em casa no meio da semana.


Mas, essa situação pode ser diferente.  A servidora pública Érica Silva conta que há cinco anos faz teletrabalho, também chamado de homeoffice, e consegue ficar mais perto dos filhos. 


Vem crescendo o número de empresas chamadas de 'familiarmente responsáveis', ou seja, que desenvolvem ações para promover o equilíbrio entre trabalho e família. É o que explica César Bullara, diretor do Departamento Acadêmico do ISE Business School, uma escola de negócios em São Paulo que tem um núcleo dedicado aos estudos da relação trabalho-família.

 

Segundo Bullara, assim como ocorreu com os temas de responsabilidade social e sustentabilidade, as empresas passam a pensar também na questão familiar e é um movimento que tem ganhado força. 
 

E para incentivar ações de equilíbrio entre trabalho e família e reconhecer organizações que já adotam essa prática, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou o Selo Empresa Amiga da Família, como destaca a secretária nacional da Família, Angela Gandra Martins.

O ministério deve lançar ainda em agosto um edital para chamar as empresas que queiram obter o selo.

 

Entre as ações que podem ser adotadas estão o teletrabalho, banco de horas, jornada flexível, cursos e palestras nas áreas de relacionamento e educação dos filhos, além da criação de espaços de lazer, clubes ou academias para os funcionários e as famílias.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo