Marcha das Mulheres Indígenas reúne lideranças de mais de 80 povos em Brasília

Brasília

Publicado em 13/08/2019 - 09:00 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Lideranças indígenas de mais de 80 povos estão reunidas na capital do país. Desde sexta-feira (9), Brasília sedia a primeira Marcha das Mulheres Indígenas, que tem como lema “Território: nosso corpo, nosso espírito”. São esperadas cerca de 1,5 mil mulheres indígenas na marcha.

 

As delegações da região amazônica chegaram no fim de semana.

 

A guerreira do povo Tembé, Brasilice Tembé, de 78 anos, viajou 24 horas com uma comitiva do Maranhão. Ela pede mais ações do governo para o combate ao desmatamento e à mineração ilegal.

 

Outra demanda das mulheres indígenas é a regularização das terras e o combate à violência. Elas falaram sobre o assunto na tarde dessa segunda-feira (12) em audiência com as ministras do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia e Rosa Weber.

 

Mais cedo, as lideranças chegaram a ocupar a Secretaria Especial de Sau de Indi gena, no Ministério da Saúde. Elas se posicionaram contra a municipalização e a privatização do atendimento à saúde.

 

Maura Arapiun, uma das coordenadoras da Marcha das Mulheres, defende que os povos indígenas sejam ouvidos antes de qualquer alteração no modelo de assistência.

 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e a Secretária de Saúde Indígena, Silvia Nobre Waiãpi, estiveram na Defensoria Pública da União nesta segunda-feira (12) para ouvir as reivindicações das mulheres indígenas. Em nota, o ministério diz que está aberto ao diálogo e que o principal foco é a fiscalização dos serviços prestados para promover a melhoria da saúde dos indígenas.

 

A Marcha das Mulheres Indígenas segue até quarta-feira (14) com debates, atos, shows e caminhadas pelas ruas de Brasília.

Últimas notícias
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo