Defensoria Pública do Tocantins aponta violações de direitos na cadeia de Cristalândia

Tocantins

Publicado em 17/09/2019 - 09:23 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Superlotação, falta de agentes penitenciários e revistas vexatórias. Essas foram algumas das irregularidades apontadas pela Defensoria Pública do Tocantins na Cadeia de Cristalândia, localizada a 150 quilômetros de Palmas.

 

A Defensoria Pública enviou este mês recomendação para que os principais problemas sejam resolvidos em 30 dias pela Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça.

 

A cadeia, que tem capacidade para 16 presos, estaria com 66 detentos.

 

O relatório aponta ainda ausência de espaços diferenciados para presos provisórios e sentenciados.

 

O documento também indica a falta banheiro no espaço do banho de sol, baixa iluminação e ventilação nas celas. Não foram identificadas medidas de ressocialização ou práticas educativas em andamento.

 

O defensor público Fabrício Silva Brito afirma que as violações de direito também atingem os familiares dos internos.

 

Em nota, a Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça afirma que está em processo de avaliação das recomendações da Defensoria Pública, mas nega a realização de revista vexatória.

 

O órgão alega que desde o ano passado realiza melhorias na estrutura física da Cadeia de Cristalândia e que o atendimento de saúde teria sido regularizado.

 

É que para a Defensoria Pública, os detentos reclamaram de coceiras na pele e demora das consultas.

 

A Secretaria Municipal de Saúde também deverá responder aos defensores sobre os problemas constatados. Entramos em contato com a assessoria da pasta, mas não recebemos retorno até o fechamento dessa reportagem.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo