Mais de 3 mil idosos sofreram agressões no Rio de Janeiro em 2018, revela instituto

Segurança Pública

Publicado em 02/10/2019 - 11:55 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

No estado do Rio de Janeiro, 61% das agressões contra idosos acontecem dentro da casa da própria vítima.

 

A informação está no Dossiê Pessoa Idosa, divulgado nessa terça-feira (1º) pelo Instituto de Segurança Pública.

 

Entre as ocorrências mais comuns e de maior repercussão estão lesão corporal dolosa, ameaça, maus tratos, estelionato, extorsão e homicídio.

 

Segundo o dossiê, no ano passado, foram registradas mais de 4,5 mil ameaças a idosos, a maioria mulheres brancas com idade entre 60 e 69 anos.

 

O documento também informa que quase 3,5 mil idosos sofreram agressões no Rio de Janeiro, também em 2018, sendo os autores pessoas do convívio das vítimas que, em sua maioria, tinham entre 60 e 69 anos. Em mais de 70% dos casos o crime ocorreu na própria residência.

 

O estelionato também representa uma parte importante do estudo, que apontou 9.881 casos contra idosos, boa parte deles mulheres. 

 

Outro dado é que os estabelecimentos financeiros foram o local de mais de um terço das ocorrências.

 

O estudo do ISP mostra, ainda, que os idosos foram alvo de assaltos em via pública.  Nada menos do que 3.723 notificações. 

 

As informações divulgadas no dossiê têm como fonte os registros de ocorrências da Secretaria Estadual de Polícia Civil.

 

O autor do estudo, o pesquisador da Coordenadoria de Projetos do ISP, Emanuel Caldas, afirma que mesmo entre a população idosa, a vitimização de alguns crimes se mantém nas mesmas proporções do resto da população.

 

 

De acordo com Instituto de Segurança Pública, o Rio de Janeiro tem 2,9 milhões idosos que correspondem a 16,8% da população do estado. 

 

Em relação ao Brasil, dados do IBGE, divulgados em 2018, apontaram mais de 208 milhões de brasileiros sendo cerca de 28 milhões com mais de 60 anos de idade. 

 

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo